quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vamos evitar a sacola plástica !


Vamos evitar a sacola plástica !

Este ano, a Secretaria do Meio Ambiente, para tornar a campanha mais efetiva, vai distribuir sacolas retornáveis, confeccionadas com fio de PET, que os freqüentadores das praias poderão usar para recolher o lixo – papel, pontas de cigarro, restos de comida, garrafas e latas de bebidas e outros – para descartá-lo em casa ou no hotel em que estiverem hospedados.

O material utilizado permite que as sacolas sejam lavadas e possam ser levadas novamente à praia, durante toda a temporada de férias. Desta maneira, evitamos o uso da sacolas plásticas que constituem um grande problema ambiental.

Segundo levantamentos, o Estado de São Paulo consome, todos os meses, 66 milhões de sacolas plásticas, que jogadas no meio ambiente contribuem para entupir as galerias de águas pluviais, e provocando enchentes. Além disso, são a causa de morte de milhares de animais, tanto no mar como em terra, pois são ingeridas junto com os alimentos e causam danos no sistema digestivo.

Outro problema é que as sacolas plásticas ocupam de 15 a 20% do volume do lixo, apesar de corresponderem a apenas 4% de sua massa. Assim, contribuem para reduzir a vida útil dos aterros sanitários, obrigando as prefeituras a investirem recursos em novas áreas, desviando-os de programas de saúde, educacionais e sociais.