O Fórum do Futuro é um momento especial para que o Ramo Guia de todo o Brasil esteja junto planejando ações, executando-as e aprendendo cada vez mais. Para que esse objetivo seja realizado de forma organizada e democrática, existem as Assembléias. Neste Fórum serão realizadas duas: uma no início, 22 de julho, e outra no último dia, 26. E, segundo a Coordenação Geral do Evento, novas propostas de trabalho para as Assembléias vão ser aplicadas este ano.
Na primeira Assembléia, cada Estado apresentará um projeto por, aproximadamente, 5 minutos. Este momento é importante para avaliação da consistência dos resultados alcançados pelo Movimento Bandeirante e das ações do Ramo Guia. O projeto dever ser de sucesso nos seguintes aspectos: engajamento do maior número de Guias e outros ramos, gerar mudanças de comportamento e ter metas que gerem uma imagem positiva do MB para o público externo.
A segunda, que será no último dia, é o momento em que são apresentadas as decisões aprovadas na Assembléia do Fórum anterior e propostas novas de trabalho. Principalmente, no que se refere ao programa do Ramo, o que precisa ser focado e trabalhado pelos Clãs.
Segundo a Diretora Executiva Nacional e membro da Coordenação Geral do Fórum, Lucia Tavares, este ano, as Assembléias vão motivar os jovens a uma reflexão interna. “Eles precisam ter em mente que a mudança começa primeiro internamente. As propostas feitas no Fórum devem resultar em ações a serem realizadas concretamente dento dos Clãs em seus estados e depois revertidas em ações maiores”, explica.
As votações serão feitas somente na segunda Assembléia. Os Clãs formados durante o Fórum votam em seus representantes e aqueles eleitos terão direito a voto. São eles que vão defender o pensamento dos Guias que os elegeram.
Para Lucia TV, este processo é um verdadeiro exercício democrático e faz um alerta:
- As propostas são votadas pelos próprios Guias. O destino do Programa do Ramo está nas mãos deles. Sejam responsáveis na hora de votar e preparem-se em seus Estados.
domingo, 13 de julho de 2008
Fórum do Futuro IV
Marcadores: movimento bandeirante, voluntariado
Rumo ao Fórum do Futuro IV