CULTURA DA PAZ - COMBATE À FOME:
O projeto Cultura da Paz – Combate à Fome tem por fim contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, com ações que incentivem a mudança de hábitos e atitudes em relação à nutrição, saúde e educação. O projeto surgiu em 2003, integrado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – 8 Jeitos de Mudar o Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU). A Federação de Bandeirantes do Brasil, por que se compromete com a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens, criou o Cultura da Paz – Combate à Fome, sintonizado com o primeiro objetivo: erradicar a extrema pobreza e a fome. O projeto tem como campo de ação comunidades de baixa renda ou em situação de exclusão social localizadas em cinco Estados brasileiros: Ceará, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Roraima. São acompanhadas pelo projeto 400 famílias, alcançando assim 1240 crianças, adolescentes e jovens.
As ações do projeto estão voltadas às crianças de baixa renda e suas famílias, com atenção especial às mães. Os bandeirantes fazem reuniões com os moradores da região para orientar sobre a melhor forma de aproveitar os alimentos e evitar o desperdício, realizam palestras sobre alimentação e nutrição, oficinas de habilidades sobre alimentação alternativa e formas de cultivo de hortas urbanas. A horticultura nessas regiões é incentivada por dois motivos: para o uso na alimentação dos moradores locais, com a intenção de criar hábitos saudáveis de consumo de legumes e verduras, ou para ajudar a complementar a renda das famílias.
Em relação à saúde, noções básicas de higiene são trabalhadas com os participantes do projeto tendo em vista a melhoria das condições de vida nas comunidades. Além disso, são desenvolvidas atividades como o reforço escolar, uma forma de ajudar as crianças nas disciplinas que tenham mais dificuldade, e, assim, melhorar seu rendimento nos estudos, além de contribuir no combate à evasão escolar. Todo o projeto é planejado e realizado pelos adolescentes e jovens bandeirantes. Por ter amplitude nacional, e procurar atender as necessidades de cada região onde é aplicado, as atividades são diversificadas nos Estados brasileiros. O Cultura da Paz – Combate à Fome tem o apoio de instituições nacionais e internacionais, e recebeu oito medalhas do prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em conjunto com a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS) para Alimentação e Nutrição. A implementação do projeto foi possível com a colaboração do Kilomètres de Soleil, em conjunto com a Associação de Guias da França (Scouts e Guides de France). Atualmente, recebe financiamento parcial da Associação de Guias da Itália (Federazione Italiana Dello Scautismo – FIS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário