HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO BANDEIRANTE NO MUNDO
Foi durante a Guerra dos Boers, na África do Sul que o nome Robert Baden-Powell tornou-se famoso, tendo sido aclamado na Inglaterra como Herói Nacional depois do cerco de Mafeking em 1900.
Tendo treinado os meninos de Mafeking para mensageiros, isto é, "Scouts", durante a guerra, notou que esses treinamentos davam aos rapazes possibilidades de se tornarem homens melhores e cidadãos mais capazes. Querendo provar que este método de educação dava resultados positivos com rapazes de todos os Grupos sócio-econômicos, religiões e raças, realizou um acampamento experimental com 20 rapazes, na Ilha de Browsea, no Canal da Mancha, no verão de 1907. Este acampamento, que alcançou plenamente seus objetivos, removeu todas as dúvidas existentes a respeito do novo método de educação.
Logo a seguir B. P. publicou seu livro "Scouting for Boys", impresso quinzenalmente em 6 fascículos, a partir de janeiro de 1908.
Este livro, que logo seria traduzido para inúmeros idiomas, tinha a finalidade de preparar futuros cidadãos, baseando-se na formação do caráter, mas por um método completamente novo. Esse método apresentava os ideais de servir a Deus, a pátria e à humanidade, ligados a atividades ao ar livre e jogos desenvolvidos em pequenos Grupos chamados Equipes, de 06 a 08 meninos, sob a direção de um coordenador que eles mesmos escolheriam entre si, chamado Coordenador de Equipe.
Os ideais, as atividades e sistema de Equipe foram uma grande atração a milhares de jovens de toda a Inglaterra que começaram a praticar essa nova filosofia.Como resultado B. P. viu-se obrigado a formar uma organização para nela enquadrar e delimitar o campo de atividades.
Entre os que se juntaram aos Scouts, para surpresa de B. P. a até consternação, havia um bom número de meninas. Um Grupo delas apareceu sem ser convidado à primeira concentração realizada em Londres, a 04 de setembro de 1909, no Palácio de Cristal, o que levou B. P. a fundar oficialmente, no ano seguinte, a Girl Guides Association, sob a presidência de sua irmã, Agnes Baden-Powell.
Esta nova Associação, semelhante a dos Scouts, tinha a finalidade de formar boas cidadãs pela formação do caráter; treiná-las em hábitos de observação, disciplina e confiança própria, incutir nelas lealdade e consideração para com os outros, ensinar-lhes serviços úteis para o público e artes manuais para elas mesmas; estimular o desenvolvimento físico, mental, cultural, intelectual e espiritual; torná-las hábeis donas de casa e boas mães de família.
Foi graças a forte personalidade de Agnes Baden-Powell e sua influência no meio social que o Bandeirantismo conseguiu sobreviver naqueles tempos difíceis, cheios de preconceitos relativos à educação da mulher. Agnes Baden-Powell dirigiu o Movimento até 1920, quando a Princesa Real Mary tornou-se Presidente. Depois da Guerra (1914 a 1918) o Movimento passou a ser dirigido pela esposa do Fundador, Olave Baden-Powell. Logo as Bandeirantes começaram a surgir fora da Inglaterra.
Os primeiros países onde o Movimento se organizou, depois de seu início na Inglaterra, foram: Canadá, União Sul Africana, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Polônia, Irlanda, Índia e Suécia (entre 1909 e 1914). Em 1912 Juliette Low, amiga pessoal dos irmãos Baden-Powell, fundava a Associação de Girl Scouts nos Estados Unidos da América.
Logo depois da Primeira Guerra Mundial, em 21 de fevereiro de 1919, Lady Baden-Powell formou o Conselho Internacional para estabelecer contato com os países que mantinham o Bandeirantismo ativo. Este foi o primeiro passo para que, anos mais tarde, se fundasse a Associação Mundial de Bandeirantes (The World Association of Girl Guides and Girl Scouts).
O Conselho Internacional organizou 05 conferências Internacionais com êxito, entre 1920 e 1928, criando laços de amizade por contatos pessoais entre as dirigentes das diferentes Associações Nacionais. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento que o Bandeirantismo começou a apresentar, sentiu-se a necessidade de um corpo com mais autoridade que o Conselho Internacional, uma entidade em que representantes dos países membros pudessem tomar parte nas deliberações do Movimento que já era então Mundial.
Assim formou-se em 1928 a Associação Mundial de Bandeirantes, na Hungria, com aprovação e apoio de Baden-Powell, extinguindo-se o Conselho Internacional, com a presença de 26 países membros. A Secretaria da Associação Mundial ou, como é mais comumente chamada no Brasil, Bureau Mundial (The World Bureau), foi instalada no quarto de sua primeira Diretora, Dame Katherina Fuese, que havia sido incumbida de redigir os Estatutos provisórios.
Em 1930 esses estatutos foram retificados, sendo oficialmente adotados em 1936. Em 1930, o Brasil foi aceito como membro titular da WAGGGS. Atualmente a WAGGGS é integrada por mais de 10 milhões de membros em todos os continentes com 136 Organizações Nacionais.
A WAGGGS é dividida em quatro Regiões e um Grupo Regional: Hemisfério Ocidental (do qual o Brasil faz parte), Ásia-Pacífico, Europa, África e Grupo Regional Árabe.
A Associação Mundial possui atualmente quatro centros Mundiais em diferentes partes do mundo. Em 1932 foi inaugurado o primeiro deles chamado Nosso Chalet, na Suíça; em 1957 fundou o segundo chamado Nossa Cabana, no México; em 1966 fundou Sangam, na Índia e em 1990 abrem-se as portas de Pax Lodge, na Inglaterra. Originalmente o Centro em Londres era Nossa Arca, que foi inaugurada em 1939, em 1959 o Centro mudou-se para Earls Court, em 1963 mudou o seu nome para Casa Olave, até que se mudou para Hampstead mudando também o seu nome para Pax Lodge.
OS CENTROS MUNDIAIS
Conheça os Centros Mundiais
Os Centros Mundiais são sedes bandeirantes construídas pela Associação Mundial através de doações e campanhas financeiras de todos os países. Funcionam como locais para seminários, treinamentos e atividades tipicamente bandeirantes. Atualmente existem quatro Centros Mundiais:
Pax Lodge
Fica localizado em Londres / Inglaterra, forma o Conjunto Centro Olave em que funciona o Escritório Geral da Associação Mundial de Bandeirantes.
Eventos em Pax Lodge (arquivo do Word)
Oportunidade de Trabalho - House Assistant (arquivo do Word)
Conheça mais sobre Pax Lodge aqui
Nosso Chalet
Nosso Chalet fica localizado em Adelboden / Suíça, foi o primeiro Centro Mundial e a casa foi doada por uma Coordenadora Americana.
Informativo fevereiro de 2005 (Word)
Sangam
O Centro Mundial fica em Puna / Índia, o nome significa "Estar juntos" e todos os Bandeirantes que visitaram o Centro acreditam ser uma das mais inesquecíveis experiências.
Nossa Cabana
Nossa Cabana é uma casa bandeirante que fica em Cuernavaca / México. É o Centro Mundial localizado no Hemisfério Ocidental e possui um "atelier" e culinária típica Mexicana e maravilhosos jardins para atividades.
HEMISFÉRIO OCIDENTAL.
Paises que compõem o Hemisfério Ocidental:
Fazem parte da Região Hemisfério Ocidental os países da América do Norte, Central e Sul em que está implantado o Movimento Bandeirante. Para organizar as Regiões existem comitês, formados por membros eleitos na Conferência Mundial - reunião bienal dos representantes dos países que fazem parte da Associação Mundial. A função principal deste Comitê é servir como elo para os contatos com a Associação Mundial, além de dar apoio e assistência aos países da Região. Este comitê também promove eventos e Treinos de Capacitação para Coordenadores Bandeirantes.
O que é a Conferência do Hemisfério Ocidental?
É uma reunião trienal da qual participam as Associações Bandeirantes do continente americano/ hemisfério ocidental, na qual são avaliadas e definidas as diretrizes, metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos três anos.
Bandeira Mundial: À esquerda, o broche mundial. Os 03 quadrados de cor laranja simbolizam os 03 itens da Promessa. Os quadrados em branco simbolizam nosso compromisso com a paz.
Broche Mundial: É o símbolo da união de todos os países que pertencem à Associação Mundial. As duas estrelas significam a união na Promessa e no Código; a agulha da bússola, ao centro, representa o nosso caminho (para frente e para o alto); e a chama representa o fogo da fraternidade e amor que aquece todos os Bandeirantes do mundo. No mundo todo é usado esse broche, do lado direito do uniforme.
Broche da Promessa: O Trevo significa os três itens da Promessa: Servir a Deus e a Pátria, Ajudar o Próximo e Obedecer o Código Bandeirante. Esse negócio amarelinho no meio é uma chama, a chama do amor à humanidade, como uma agulha da bússola sempre apontando para o Norte e para o alto, é a vibração do ideal bandeirante. O contorno do Broche em uma só linha é o sentido de pertencer a esta grande família. As cores - ouro, verde e azul são as da bandeira brasileira. O Broche é usado no Brasil inteiro, do lado esquerdo do uniforme.
Broche da Amizade: É um símbolo usado para demonstrar o sentimento de amizade por outra pessoa ou bichinho fofo. Este broche, por seu simbolismo, não pode ser comprado pra uso próprio, a não ser que você ame a si mesmo. Você só pode usar os broches que receber e comprará os broches que quiser dar a outra pessoa como demonstração de estima e amizade por esta. É o único que pode ser dado também a pessoas que não pertençam ao Movimento.
Símbolo da Cidadania: É tão bonitinho que dispensa apresentações.
Símbolo do Hemisfério Ocidental: É o símbolo de 36 países do continente americano que fazem parte da Associação Mundial
Símbolo da Região SP: Como vocês podem perceber, não há muito conhecimento do significado sobre esse símbolo, sugestões são bem-vindas. Os riscos em vermelho formam as letras S e P.
DIA DO PENSAMENTO
O Dia do Pensamento é um dia especial em que todos Bandeirantes do mundo lembram de que fazem parte de um grande Movimento Internacional. É o Dia em que estamos unidas em pensamentos e ações.
É comemorado todo 22 Fevereiro, dia do aniversário de Lord Robert Baden-Powell, o fundador do Escotismo e de sua esposa Olave, Lady Baden-Powell, a Chefe-Bandeirante Mundial.
A idéia do Dia do Pensamento surgiu em 1926. Em 1932 se tornou o dia em que Bandeirantes do Mundo inteiro pensam uns nos outros e fazem uma doação em dinheiro para o Fundo do Dia do Pensamento. Esta arrecadação é conhecida como as contribuições para o Fundo do Dia do Pensamento. O dinheiro é utilizado no desenvolvimento de atividades Bandeirantes em todo o mundo.
O símbolo do Dia do Pensamento tem o Trevo Mundial no Centro representando a WAGGGS. As setas apontando para o trevo representam a ação, as diferentes maneiras que os membros ajudam a Associação Mundial e o formato circular significa a natureza global do movimento.
O Dia do Pensamento é uma oportunidade singular de promoção da natureza Internacional do Bandeirantismo e é a chance de todos, até mesmo o menor membro, conhecer mais sobre o Bandeirantismo em outras partes do mundo e contribuir para a melhoria deste. A contribuição também é importante, é vital para a continuação das atividades da WAGGGS. Até mesmo as menores doações ajudam!
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO
Como foi que tudo começou.
O Dia do Pensamento comemorou 74 anos em 2000!
A idéia de estabelecer um dia especial a cada ano em que Bandeirantes do mundo inteiro pensam uns nos outros, surgiu na 4ª Conferência Mundial, celebrada em 1926 nos Estados Unidos. A data escolhida foi o dia 22 de Fevereiro, dia do nascimento tanto do Fundador Lord Baden-Powell como da Chefe Bandeirante Mundial, Olave, Lady Baden-Powell.
Anos mais tarde, em 1932, na 7ª Conferência Mundial celebrada na Polônia, uma delegada belga sugeriu que, como os aniversários geralmente estão associados a presentes, que no dia do Pensamento, como forma de apreço e amizade, os Bandeirantes oferecessem uma contribuição monetária voluntária além de seus pensamentos. Foi assim que surgiu o Fundo do Dia do Pensamento.
A sugestão foi assimilada rapidamente e o Fundo do Dia do Pensamento foi estabelecido para promover o Bandeirantismo aonde a necessidade fosse maior. Em 1933, arrecadou-se para o fundo £520, 12s, 6d. A sugestão de um penny – “um penny por seus pensamentos” – ou equivalente, é simbólico hoje em dia.
Como era usado o Dia do Pensamento quando estava ainda na infância?
Em 1941, as contribuições do Dia do Pensamento serviram para ajudar os países que sofreram com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. O dinheiro recebido para o Fundo em 1943 incluiu doações de Cuba e México, a primeira vez que o Fundo recebeu doações da América Latina. Ao escrever no “The Council Fire” daquele ano, a Diretora do World Bureau disse “O Dia do Pensamento é uma realidade incontestável em nosso Movimento Mundial. Até mesmo agora, no meio de uma guerra mundial quando em todas as partes do mundo cada cidadão precisa de dinheiro e atenção, os Bandeirantes já enviaram mais de £130 para o Dia do Pensamento Mundial deste ano e ainda está chegando mais.”
Em 1945 foi lançado um Fundo Especial do Dia do Pensamento, a “Contribuição da Mão Caridosa” foi lançada para ajudar os Bandeirantes nos países devastados com a guerra a restabelecerem o movimento. O objetivo era arrecadar £ 2.000 antes do final do ano e, por meados de Setembro 1945 ¾ desta quantia já havia sido arrecadado. A “Contribuição da Mão Caridosa” ficou aberta até o final de 1946. Houve uma grande reposta a esta solicitação, o dinheiro era arrecadado de diversas maneiras: uma Companhia Bandeirante vendeu flores enquanto que a outra preparou um baile de dança Escocesa. Com as doações recebidas, vieram sugestões e pedidos de como o Fundo seria utilizado. Um grupo de Cirandas pediu que sua doação de 1 shilling e sete pence ( aproximadamente 8 pence da Libra esterlina de hoje, equivalente a US$ 2,6 ) fosse dividida em 1 d. para Islândia, 1d. Hungria, 1d. Grécia, 2d. para Holanda, 2d. Bélgica, 3d. Polônia, 4d. França e 5d. para Noruega.
Em 1957 – o Centenário do Nascimento do Fundador, Lord Baden-Powell – A Associação Mundial produziu um disco de gramofone gravado nos estúdios da EMI em Londres. Entre os elementos que foram gravados estão a Canção Mundial, o Jogo do bastão Maori, uma canção de ninar Zulu e uma mensagem para o Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial. Estamos enviando um cassete para que você também possa desfrutar de uma parte da história do Dia do Pensamento.
Uma canção para o Dia do Pensamento foi composta em 1975 por Sue Stevens do Reino Unido.
Em Julho 1999 na 30ª Conferência Mundial, o novo nome de Dia Mundial do Pensamento foi adotado, enfatizando o aspecto mundial do Dia do Pensamento.
Para finalizar, existe um evento que acontece a cada ano em Londres para marcar os aniversários de Lord e Lady Baden-Powell. No Sábado próximo ao Dia do Pensamento, realiza-se um evento especial na Abadia de Westminister como comemoração do Dia do Pensamento e do nascimento do fundador. Entre as girlandas de flores que estão sobre o Memorial do Fundador, existe uma em favor da WAGGGS feita de flores azuis e douradas formando o Broche Mundial. Embora já existisse uma pedra dedicada a Lorde Baden-Powell na Abadia desde 1941, em 1981m uma pedra memorial foi dedicada para Lord e Lady Baden-Powell, a primeira pedra memorial dupla da Abadia.
À medida que celebramos o Dia do Pensamento talvez devamos também nos lembrar daquela delegada anônima da Bélgica cuja sugestão de 68 anos atrás, de dar “um penny por seus pensamentos” favoreceu a expansão do trabalho da WAGGGS ao redor do mundo.
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO
Boletim Informativo Nº 02
Mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial
Uma mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Mundial, Setembro de 1976
(última mensagem antes de seu falecimento)
Bem, aqui estamos nos aproximando novamente do Dia do Pensamento e me pergunto quantas de vocês, Bandeirantes vão lembrar o que esta data significa. A maioria vai saber que este é o dia do aniversário do fundador, assim como é o meu. Ficou decidido que as bandeirantes de toda a parte deveriam ser estimuladas a pensar profundamente e agradecer por tudo aquilo que o nosso movimento é e faz, e a fazer alguma coisa para ajudar a cumprir sua missão no mundo.
Nossos pensamentos carinhosos ganham asas e voam de país a país, para bem longe e além dos sete oceanos e, à medida que o nosso efetivo aumenta a cada ano, percebemos que a força de nossos pensamentos está se expandindo e todos os pensamentos positivos são de valor ilimitado neste mundo conturbado em que vivemos hoje.
Pensamentos levam á ação, e tenho certeza que vocês Bandeirantes irão realizar algum tipo de comemoração para o próprio Dia do Pensamento, em pequenos números ou em grandes eventos, e o que você der em forma de dinheiro, vai ajudar nossa irmandade a crescer e expandir para o maior número possível de meninas como você.
Comecei quando pela primeira vez acordei em 22 de Fevereiro lembrando de todos os países que eu já havia visitado e que sabia que as Bandeirantes estariam pensando em mim!
Comecei pensando no pequeno grupo de Bandeirantes da Áustria, bem pertinho, depois voei para a Austrália, com seu grande número de cidades em que as Bandeirantes estariam reunidas para alguma cerimônia especial do Dia do Pensamento.
Então pulei para a pequena Bélgica bem perto de mim e depois para o Brasil, longe, do outro lado do mar.
Depois lembrei da vasta extensão do Canadá com as Bandeirantes nas grandes cidades e também nas isoladas Regiões Árticas.
A Pequena Dinamarca veio na minha memória em seguida, de mãos dadas com a pequenina ilha de Dominica e depois eu já estava juntos ás Guias do Egito, Eire e Etiópia, com a Finlândia, França e o distante Fiji.
A Alemanha e a Grécia vieram logo em minha mente, seguidas pela Holanda e mais longe, pelo Hong-Kong a medida que eu perdia um bom tempo lembrando , mentalmente da Islândia, Itália e Israel, e vendo na minha mente várias Bandeirantes e Bulbuls – as Fadas de todos os tamanhos e formas em todo o vasto sub-continente da índia.
E assim continua – a cada vez que penso amavelmente em todas as Bandeirantes em todos os outros países também, que, de sua maneira, a medida que o tempo passa, estarão se reunindo ou comemorando aniversários. Penso também nos grupos que estarão de joelhos, agradecendo a Deus pelo Movimento e o que significa para eles em diversão e amizade e as grandes boas ações a serem realizadas por aqueles menos favorecidos.
Então, Bandeirantes, desejo a vocês toda a felicidade neste Dia do Pensamento que está chegando, com todas nós contaminadas por pertencer a esta grande irmandade e unidas pela Promessa e pelo Código que fizemos pois todos os esforços e trabalho que vocês fazem para a Associação Mundial é de grande valor.
Ofereço minha admiração por tudo de bom que vocês já conseguiram e que meus melhores votos de um Feliz Dia do Pensamento estejam com todas vocês.
Olave, Lady Baden-Powell, Chefe Bandeirante Mundial.
COLETA DO FUNDO DO DIA DO PENSAMENTO.
O QUE ACONTECE COM O DINHEIRO DOADO NO DIA DO PENSAMENTO?
Ajuda a Associação Mundial a realizar o seu trabalho
Oferecendo treinamentos de liderançaEstimulando intercâmbios internacionaisAjudando projetos comunitáriosAjudando no desenvolvimento do Bandeirantismo em novos paísesProduzindo material de treinamentoEditando publicaçõescoordenando o trabalho das Regiões da Associação MundialDando apoio aos Quatro Centros MundiaisDando assistência especial para os países em dificuldadesTrabalhando com as Nações Unidas e seus órgãos especializadosCooperando com outras Organizações Não Governamentais Internacionais.
Por quê a ajuda da associação Mundial - a SUA ajuda - é tão importante nestes locais? Porque os anos de guerra resultaram em vidas perdidas, edifícios desmoronados e uma necessidade urgente de Organizações como a nossa para ajudar estas pessoas a reconstruírem suas vidas.
Semana Bandeirante.
É comemorada entre os dias 13 e 21 de agosto, no aniversário do Movimento Bandeirante. É uma oportunidade para comemorarmos o aniversário da Federação de Bandeirantes do Brasil convidando nossos amigos, apoiadores, pais, parceiros e a comunidade em geral.
Cada Região, Núcleo e Grupo, em todos os lugares onde o Bandeirantismo atua, Festejam nesta data realizando atividades junto à comunidade, criando uma oportunidade para uma grande confraternização, promoção e divulgação do Movimento Bandeirante e também para uma prestação de serviço.
Nesta data também é comemorado o Dia do Pensamento Nacional.
No dia 13 de agosto comemora-se o Aniversário da Federação de Bandeirantes do Brasil.
Em 2005 o tema é Educação pelo Esporte.
Federação de Bandeirantes do Brasil - Sede Nacional
A Federação de Bandeirantes do Brasil possui uma sede nacional no Rio de Janeiro e sedes estaduais em todo o país. Confira os endereços:
Federação de Bandeirantes do Brasil - Sede NacionalAv. Marechal Câmara, 186 - 5º andar20020-080 - Rio de Janeiro - RJTel.: 21 2240-9220 - Fax: 21 2532-3292E-mail: fbb@bandeirantes.org.br
Roraima
Tel/fax: (95) 623-4821
Endereço da Sede: Rua Ajuricaba, 1030 - Centro69301-070 - Boa Vista - RR
Endereço para Correspondência:Av. Glaucon de Paiva, 500 - Box 07Palácio Lafite Salomão69301-001 - Boa Vista - RRE-mail: fbbrr@tecnet.com.br
Pará
Tel: (91) 229-4790E-mail: fbbpa@bol.com.br
Endereço da Sede:Av. Senador Lemos, 421 - Umarizal66050-000 - BAlém – PA.
Ceará
Endereço da SedeAv. Universidade, 1870 - apto 204 - Ed. São Domingo - bl 0360020-180 - Fortaleza - CE
Contatos com:NelmaTel: (85) 234-6772E-mail spissirits@secrel.com.br
Pernambuco
Tel/Fax: (81) 3241-8989Endereço da Sede: Avenida Rosa e Silva 670/603Espinheiros Cep: 52020-220Recife - PEE-mail: fbbpe@uol.com.br
Sergipe
Tel: 79 241-6945 ou 214-3277Endereço da Sede: Rua Pacatuba, nº 254 - Ed. Paulo Figueiredo sl 1209 Centro49.010-900 - Aracajú - SE
E-mail para contatos:Francisco - ipiza@ig.com.br
Bahia
Tel: 71 247-6906Rua Recife, 142 Jardim BrasilCep: 40140-360Salvador - BAE-mail: fbbrba@terra.com.br
Rio de Janeiro
Tel/Fax: 21 2240-3671Avenida Marechal Câmara, 186/sobreloja Cep: 20020-080 Rio de Janeiro - RJ
Site da Região do Rio de JaneiroSite do Distrito Joana D'Arc
São Paulo.
Tel: 11 3865-2703Rua Ministro Sinésio da Rocha, 819 Sumarezinho Cep: 05030-000 São Paulo - SP E-mail Coordenação: coordenacao@bandeirantesp.org.brE-mail Diretoria: diretoria@bandeirantesp.org.brE-mail Loja: financeiro@bandeirantesp.org.brSite: http://bandeirantesp.org.br
Distrito Federal
Tel/Fax: 61 322-3312Endereço da Sede:EQS, 102/103 - Club Unid. Vizinhaça70330-000 - Brasília – DF
Mato Grosso do Sul
Endereço para Correspondência: Rua Botoquena 30/1101 Amambaí Cep: 79008-290 Campo Grande – MS
Paraná
Rio TibagiRua Assunção, 178 - Parque GuanabaraLondrina - PRTel/Fax: (43) 3325-6304
Vale do IvaíRua Guaporé, nº2404 - Centro87704-140 - Paranavaí – PR.
Santa Catarina
Tel: 48 9983-2611Endereço para Correspondência: R. Padre Réus, 33Bairro Ponta de Baixo88104-245 São José – SCFlorianópolis - SCE-mail: fbbsc_colegiado@yahoogrupos.com.br Site: www.aquitemband.cjb.net
Rio Grande do Sul
Tel/Fax: 51 3219-4242Endereço para Correspondência: Avenida Azenha, 1195/SL 201 Galeria Azenha Cep: 90160-002Porto Alegre - RSE-mail: bandeirantesrs@ig.com.brSite: http://www.bandeiranters.cjb.net
Uniformes
A fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCOTEIROS decorreu da convergência de esforços como anteriormente mencionado. Em 15 de agosto de 1914 realizou-se a Sessão Preparatória da Associação a ser criada em breve. A reunião contou com nomes de destaque da vida política e cultural de São Paulo, diretores de estabelecimentos de ensino como Colégio Mackensie, Colégio Anglo Americano, Escola Americana, Ginásio São Bento, Diretor da Faculdade de Medicina, Secretários de Justiça e de Segurança Pública do Estado. Alguns nomes merecem ser citado: - Dr. Mário Cardim, já mencionado anteriormente. Homem de ação tomou as providências necessárias para a efetivação da idéia de criar a ABE; convidou rapazes de 11 a 18 anos para imediato engajamento com o Escotismo e redigiu os Ante-Projetos de Estatuto e Regulamento da nova instituição, - Júlio de Mesquita, Diretor do "Estado de São Paulo", que deu apoio entusiasta à causa, - Dr. Ascanio Cerqueira que recebeu o material informativo enviado de Paris pela Senhora Jeronima Mesquita.
2º - Sra Jeronima Mesquita: - Residia em Paris e, por conta própria, mandou imprimir muitos milheiros de folhetos de propaganda com tradução do código e juramento (Lei e Promessa como denominados mais tarde) e, ainda, tradução de trabalhos de BP. remeteu-os para São Paulo ao Dr. Ascanio Cerqueira, a quem concitava para ali fundar uma associação de escoteiros na primeira Diretoria da ABE, o Dr. Ascanio Cerqueira foi um dos Vice Diretores e, Secretários, o Dr. Mário Cardim.
FUNDO JERÔNYMA MESQUITA.
O FUNDO JERONYMA MESQUITA tem a finalidade de auxiliar a participação de bandeirantes em atividades Internacionais.
O Fundo poderá ajudar a Bandeirantes que necessitam de auxílio do FUNDO, para participar de atividades Internacionais promovidas, preferencialmente, pela WAGGGS e Centros Mundiais.
O auxílio oferecido pelo FUNDO é de até 80% do valor correspondente à Cota de Inscrição e/ou despesa de transporte, conforme determinação da Comissão do FUNDO, e pode ser oferecido em forma de subvenção e/ou adiantamento com ressarcimento parcelado.
Documentos para Download:
Solicitação de Auxílio ao FundoProcedimentos do Fundo Regulamento do FundoFicha Pagamento Ressarcimento parcelado
Foi durante a Guerra dos Boers, na África do Sul que o nome Robert Baden-Powell tornou-se famoso, tendo sido aclamado na Inglaterra como Herói Nacional depois do cerco de Mafeking em 1900.
Tendo treinado os meninos de Mafeking para mensageiros, isto é, "Scouts", durante a guerra, notou que esses treinamentos davam aos rapazes possibilidades de se tornarem homens melhores e cidadãos mais capazes. Querendo provar que este método de educação dava resultados positivos com rapazes de todos os Grupos sócio-econômicos, religiões e raças, realizou um acampamento experimental com 20 rapazes, na Ilha de Browsea, no Canal da Mancha, no verão de 1907. Este acampamento, que alcançou plenamente seus objetivos, removeu todas as dúvidas existentes a respeito do novo método de educação.
Logo a seguir B. P. publicou seu livro "Scouting for Boys", impresso quinzenalmente em 6 fascículos, a partir de janeiro de 1908.
Este livro, que logo seria traduzido para inúmeros idiomas, tinha a finalidade de preparar futuros cidadãos, baseando-se na formação do caráter, mas por um método completamente novo. Esse método apresentava os ideais de servir a Deus, a pátria e à humanidade, ligados a atividades ao ar livre e jogos desenvolvidos em pequenos Grupos chamados Equipes, de 06 a 08 meninos, sob a direção de um coordenador que eles mesmos escolheriam entre si, chamado Coordenador de Equipe.
Os ideais, as atividades e sistema de Equipe foram uma grande atração a milhares de jovens de toda a Inglaterra que começaram a praticar essa nova filosofia.Como resultado B. P. viu-se obrigado a formar uma organização para nela enquadrar e delimitar o campo de atividades.
Entre os que se juntaram aos Scouts, para surpresa de B. P. a até consternação, havia um bom número de meninas. Um Grupo delas apareceu sem ser convidado à primeira concentração realizada em Londres, a 04 de setembro de 1909, no Palácio de Cristal, o que levou B. P. a fundar oficialmente, no ano seguinte, a Girl Guides Association, sob a presidência de sua irmã, Agnes Baden-Powell.
Esta nova Associação, semelhante a dos Scouts, tinha a finalidade de formar boas cidadãs pela formação do caráter; treiná-las em hábitos de observação, disciplina e confiança própria, incutir nelas lealdade e consideração para com os outros, ensinar-lhes serviços úteis para o público e artes manuais para elas mesmas; estimular o desenvolvimento físico, mental, cultural, intelectual e espiritual; torná-las hábeis donas de casa e boas mães de família.
Foi graças a forte personalidade de Agnes Baden-Powell e sua influência no meio social que o Bandeirantismo conseguiu sobreviver naqueles tempos difíceis, cheios de preconceitos relativos à educação da mulher. Agnes Baden-Powell dirigiu o Movimento até 1920, quando a Princesa Real Mary tornou-se Presidente. Depois da Guerra (1914 a 1918) o Movimento passou a ser dirigido pela esposa do Fundador, Olave Baden-Powell. Logo as Bandeirantes começaram a surgir fora da Inglaterra.
Os primeiros países onde o Movimento se organizou, depois de seu início na Inglaterra, foram: Canadá, União Sul Africana, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Polônia, Irlanda, Índia e Suécia (entre 1909 e 1914). Em 1912 Juliette Low, amiga pessoal dos irmãos Baden-Powell, fundava a Associação de Girl Scouts nos Estados Unidos da América.
Logo depois da Primeira Guerra Mundial, em 21 de fevereiro de 1919, Lady Baden-Powell formou o Conselho Internacional para estabelecer contato com os países que mantinham o Bandeirantismo ativo. Este foi o primeiro passo para que, anos mais tarde, se fundasse a Associação Mundial de Bandeirantes (The World Association of Girl Guides and Girl Scouts).
O Conselho Internacional organizou 05 conferências Internacionais com êxito, entre 1920 e 1928, criando laços de amizade por contatos pessoais entre as dirigentes das diferentes Associações Nacionais. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento que o Bandeirantismo começou a apresentar, sentiu-se a necessidade de um corpo com mais autoridade que o Conselho Internacional, uma entidade em que representantes dos países membros pudessem tomar parte nas deliberações do Movimento que já era então Mundial.
Assim formou-se em 1928 a Associação Mundial de Bandeirantes, na Hungria, com aprovação e apoio de Baden-Powell, extinguindo-se o Conselho Internacional, com a presença de 26 países membros. A Secretaria da Associação Mundial ou, como é mais comumente chamada no Brasil, Bureau Mundial (The World Bureau), foi instalada no quarto de sua primeira Diretora, Dame Katherina Fuese, que havia sido incumbida de redigir os Estatutos provisórios.
Em 1930 esses estatutos foram retificados, sendo oficialmente adotados em 1936. Em 1930, o Brasil foi aceito como membro titular da WAGGGS. Atualmente a WAGGGS é integrada por mais de 10 milhões de membros em todos os continentes com 136 Organizações Nacionais.
A WAGGGS é dividida em quatro Regiões e um Grupo Regional: Hemisfério Ocidental (do qual o Brasil faz parte), Ásia-Pacífico, Europa, África e Grupo Regional Árabe.
A Associação Mundial possui atualmente quatro centros Mundiais em diferentes partes do mundo. Em 1932 foi inaugurado o primeiro deles chamado Nosso Chalet, na Suíça; em 1957 fundou o segundo chamado Nossa Cabana, no México; em 1966 fundou Sangam, na Índia e em 1990 abrem-se as portas de Pax Lodge, na Inglaterra. Originalmente o Centro em Londres era Nossa Arca, que foi inaugurada em 1939, em 1959 o Centro mudou-se para Earls Court, em 1963 mudou o seu nome para Casa Olave, até que se mudou para Hampstead mudando também o seu nome para Pax Lodge.
OS CENTROS MUNDIAIS
Conheça os Centros Mundiais
Os Centros Mundiais são sedes bandeirantes construídas pela Associação Mundial através de doações e campanhas financeiras de todos os países. Funcionam como locais para seminários, treinamentos e atividades tipicamente bandeirantes. Atualmente existem quatro Centros Mundiais:
Pax Lodge
Fica localizado em Londres / Inglaterra, forma o Conjunto Centro Olave em que funciona o Escritório Geral da Associação Mundial de Bandeirantes.
Eventos em Pax Lodge (arquivo do Word)
Oportunidade de Trabalho - House Assistant (arquivo do Word)
Conheça mais sobre Pax Lodge aqui
Nosso Chalet
Nosso Chalet fica localizado em Adelboden / Suíça, foi o primeiro Centro Mundial e a casa foi doada por uma Coordenadora Americana.
Informativo fevereiro de 2005 (Word)
Sangam
O Centro Mundial fica em Puna / Índia, o nome significa "Estar juntos" e todos os Bandeirantes que visitaram o Centro acreditam ser uma das mais inesquecíveis experiências.
Nossa Cabana
Nossa Cabana é uma casa bandeirante que fica em Cuernavaca / México. É o Centro Mundial localizado no Hemisfério Ocidental e possui um "atelier" e culinária típica Mexicana e maravilhosos jardins para atividades.
HEMISFÉRIO OCIDENTAL.
Paises que compõem o Hemisfério Ocidental:
Fazem parte da Região Hemisfério Ocidental os países da América do Norte, Central e Sul em que está implantado o Movimento Bandeirante. Para organizar as Regiões existem comitês, formados por membros eleitos na Conferência Mundial - reunião bienal dos representantes dos países que fazem parte da Associação Mundial. A função principal deste Comitê é servir como elo para os contatos com a Associação Mundial, além de dar apoio e assistência aos países da Região. Este comitê também promove eventos e Treinos de Capacitação para Coordenadores Bandeirantes.
O que é a Conferência do Hemisfério Ocidental?
É uma reunião trienal da qual participam as Associações Bandeirantes do continente americano/ hemisfério ocidental, na qual são avaliadas e definidas as diretrizes, metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos três anos.
Bandeira Mundial: À esquerda, o broche mundial. Os 03 quadrados de cor laranja simbolizam os 03 itens da Promessa. Os quadrados em branco simbolizam nosso compromisso com a paz.
Broche Mundial: É o símbolo da união de todos os países que pertencem à Associação Mundial. As duas estrelas significam a união na Promessa e no Código; a agulha da bússola, ao centro, representa o nosso caminho (para frente e para o alto); e a chama representa o fogo da fraternidade e amor que aquece todos os Bandeirantes do mundo. No mundo todo é usado esse broche, do lado direito do uniforme.
Broche da Promessa: O Trevo significa os três itens da Promessa: Servir a Deus e a Pátria, Ajudar o Próximo e Obedecer o Código Bandeirante. Esse negócio amarelinho no meio é uma chama, a chama do amor à humanidade, como uma agulha da bússola sempre apontando para o Norte e para o alto, é a vibração do ideal bandeirante. O contorno do Broche em uma só linha é o sentido de pertencer a esta grande família. As cores - ouro, verde e azul são as da bandeira brasileira. O Broche é usado no Brasil inteiro, do lado esquerdo do uniforme.
Broche da Amizade: É um símbolo usado para demonstrar o sentimento de amizade por outra pessoa ou bichinho fofo. Este broche, por seu simbolismo, não pode ser comprado pra uso próprio, a não ser que você ame a si mesmo. Você só pode usar os broches que receber e comprará os broches que quiser dar a outra pessoa como demonstração de estima e amizade por esta. É o único que pode ser dado também a pessoas que não pertençam ao Movimento.
Símbolo da Cidadania: É tão bonitinho que dispensa apresentações.
Símbolo do Hemisfério Ocidental: É o símbolo de 36 países do continente americano que fazem parte da Associação Mundial
Símbolo da Região SP: Como vocês podem perceber, não há muito conhecimento do significado sobre esse símbolo, sugestões são bem-vindas. Os riscos em vermelho formam as letras S e P.
DIA DO PENSAMENTO
O Dia do Pensamento é um dia especial em que todos Bandeirantes do mundo lembram de que fazem parte de um grande Movimento Internacional. É o Dia em que estamos unidas em pensamentos e ações.
É comemorado todo 22 Fevereiro, dia do aniversário de Lord Robert Baden-Powell, o fundador do Escotismo e de sua esposa Olave, Lady Baden-Powell, a Chefe-Bandeirante Mundial.
A idéia do Dia do Pensamento surgiu em 1926. Em 1932 se tornou o dia em que Bandeirantes do Mundo inteiro pensam uns nos outros e fazem uma doação em dinheiro para o Fundo do Dia do Pensamento. Esta arrecadação é conhecida como as contribuições para o Fundo do Dia do Pensamento. O dinheiro é utilizado no desenvolvimento de atividades Bandeirantes em todo o mundo.
O símbolo do Dia do Pensamento tem o Trevo Mundial no Centro representando a WAGGGS. As setas apontando para o trevo representam a ação, as diferentes maneiras que os membros ajudam a Associação Mundial e o formato circular significa a natureza global do movimento.
O Dia do Pensamento é uma oportunidade singular de promoção da natureza Internacional do Bandeirantismo e é a chance de todos, até mesmo o menor membro, conhecer mais sobre o Bandeirantismo em outras partes do mundo e contribuir para a melhoria deste. A contribuição também é importante, é vital para a continuação das atividades da WAGGGS. Até mesmo as menores doações ajudam!
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO
Como foi que tudo começou.
O Dia do Pensamento comemorou 74 anos em 2000!
A idéia de estabelecer um dia especial a cada ano em que Bandeirantes do mundo inteiro pensam uns nos outros, surgiu na 4ª Conferência Mundial, celebrada em 1926 nos Estados Unidos. A data escolhida foi o dia 22 de Fevereiro, dia do nascimento tanto do Fundador Lord Baden-Powell como da Chefe Bandeirante Mundial, Olave, Lady Baden-Powell.
Anos mais tarde, em 1932, na 7ª Conferência Mundial celebrada na Polônia, uma delegada belga sugeriu que, como os aniversários geralmente estão associados a presentes, que no dia do Pensamento, como forma de apreço e amizade, os Bandeirantes oferecessem uma contribuição monetária voluntária além de seus pensamentos. Foi assim que surgiu o Fundo do Dia do Pensamento.
A sugestão foi assimilada rapidamente e o Fundo do Dia do Pensamento foi estabelecido para promover o Bandeirantismo aonde a necessidade fosse maior. Em 1933, arrecadou-se para o fundo £520, 12s, 6d. A sugestão de um penny – “um penny por seus pensamentos” – ou equivalente, é simbólico hoje em dia.
Como era usado o Dia do Pensamento quando estava ainda na infância?
Em 1941, as contribuições do Dia do Pensamento serviram para ajudar os países que sofreram com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. O dinheiro recebido para o Fundo em 1943 incluiu doações de Cuba e México, a primeira vez que o Fundo recebeu doações da América Latina. Ao escrever no “The Council Fire” daquele ano, a Diretora do World Bureau disse “O Dia do Pensamento é uma realidade incontestável em nosso Movimento Mundial. Até mesmo agora, no meio de uma guerra mundial quando em todas as partes do mundo cada cidadão precisa de dinheiro e atenção, os Bandeirantes já enviaram mais de £130 para o Dia do Pensamento Mundial deste ano e ainda está chegando mais.”
Em 1945 foi lançado um Fundo Especial do Dia do Pensamento, a “Contribuição da Mão Caridosa” foi lançada para ajudar os Bandeirantes nos países devastados com a guerra a restabelecerem o movimento. O objetivo era arrecadar £ 2.000 antes do final do ano e, por meados de Setembro 1945 ¾ desta quantia já havia sido arrecadado. A “Contribuição da Mão Caridosa” ficou aberta até o final de 1946. Houve uma grande reposta a esta solicitação, o dinheiro era arrecadado de diversas maneiras: uma Companhia Bandeirante vendeu flores enquanto que a outra preparou um baile de dança Escocesa. Com as doações recebidas, vieram sugestões e pedidos de como o Fundo seria utilizado. Um grupo de Cirandas pediu que sua doação de 1 shilling e sete pence ( aproximadamente 8 pence da Libra esterlina de hoje, equivalente a US$ 2,6 ) fosse dividida em 1 d. para Islândia, 1d. Hungria, 1d. Grécia, 2d. para Holanda, 2d. Bélgica, 3d. Polônia, 4d. França e 5d. para Noruega.
Em 1957 – o Centenário do Nascimento do Fundador, Lord Baden-Powell – A Associação Mundial produziu um disco de gramofone gravado nos estúdios da EMI em Londres. Entre os elementos que foram gravados estão a Canção Mundial, o Jogo do bastão Maori, uma canção de ninar Zulu e uma mensagem para o Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial. Estamos enviando um cassete para que você também possa desfrutar de uma parte da história do Dia do Pensamento.
Uma canção para o Dia do Pensamento foi composta em 1975 por Sue Stevens do Reino Unido.
Em Julho 1999 na 30ª Conferência Mundial, o novo nome de Dia Mundial do Pensamento foi adotado, enfatizando o aspecto mundial do Dia do Pensamento.
Para finalizar, existe um evento que acontece a cada ano em Londres para marcar os aniversários de Lord e Lady Baden-Powell. No Sábado próximo ao Dia do Pensamento, realiza-se um evento especial na Abadia de Westminister como comemoração do Dia do Pensamento e do nascimento do fundador. Entre as girlandas de flores que estão sobre o Memorial do Fundador, existe uma em favor da WAGGGS feita de flores azuis e douradas formando o Broche Mundial. Embora já existisse uma pedra dedicada a Lorde Baden-Powell na Abadia desde 1941, em 1981m uma pedra memorial foi dedicada para Lord e Lady Baden-Powell, a primeira pedra memorial dupla da Abadia.
À medida que celebramos o Dia do Pensamento talvez devamos também nos lembrar daquela delegada anônima da Bélgica cuja sugestão de 68 anos atrás, de dar “um penny por seus pensamentos” favoreceu a expansão do trabalho da WAGGGS ao redor do mundo.
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO
Boletim Informativo Nº 02
Mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial
Uma mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Mundial, Setembro de 1976
(última mensagem antes de seu falecimento)
Bem, aqui estamos nos aproximando novamente do Dia do Pensamento e me pergunto quantas de vocês, Bandeirantes vão lembrar o que esta data significa. A maioria vai saber que este é o dia do aniversário do fundador, assim como é o meu. Ficou decidido que as bandeirantes de toda a parte deveriam ser estimuladas a pensar profundamente e agradecer por tudo aquilo que o nosso movimento é e faz, e a fazer alguma coisa para ajudar a cumprir sua missão no mundo.
Nossos pensamentos carinhosos ganham asas e voam de país a país, para bem longe e além dos sete oceanos e, à medida que o nosso efetivo aumenta a cada ano, percebemos que a força de nossos pensamentos está se expandindo e todos os pensamentos positivos são de valor ilimitado neste mundo conturbado em que vivemos hoje.
Pensamentos levam á ação, e tenho certeza que vocês Bandeirantes irão realizar algum tipo de comemoração para o próprio Dia do Pensamento, em pequenos números ou em grandes eventos, e o que você der em forma de dinheiro, vai ajudar nossa irmandade a crescer e expandir para o maior número possível de meninas como você.
Comecei quando pela primeira vez acordei em 22 de Fevereiro lembrando de todos os países que eu já havia visitado e que sabia que as Bandeirantes estariam pensando em mim!
Comecei pensando no pequeno grupo de Bandeirantes da Áustria, bem pertinho, depois voei para a Austrália, com seu grande número de cidades em que as Bandeirantes estariam reunidas para alguma cerimônia especial do Dia do Pensamento.
Então pulei para a pequena Bélgica bem perto de mim e depois para o Brasil, longe, do outro lado do mar.
Depois lembrei da vasta extensão do Canadá com as Bandeirantes nas grandes cidades e também nas isoladas Regiões Árticas.
A Pequena Dinamarca veio na minha memória em seguida, de mãos dadas com a pequenina ilha de Dominica e depois eu já estava juntos ás Guias do Egito, Eire e Etiópia, com a Finlândia, França e o distante Fiji.
A Alemanha e a Grécia vieram logo em minha mente, seguidas pela Holanda e mais longe, pelo Hong-Kong a medida que eu perdia um bom tempo lembrando , mentalmente da Islândia, Itália e Israel, e vendo na minha mente várias Bandeirantes e Bulbuls – as Fadas de todos os tamanhos e formas em todo o vasto sub-continente da índia.
E assim continua – a cada vez que penso amavelmente em todas as Bandeirantes em todos os outros países também, que, de sua maneira, a medida que o tempo passa, estarão se reunindo ou comemorando aniversários. Penso também nos grupos que estarão de joelhos, agradecendo a Deus pelo Movimento e o que significa para eles em diversão e amizade e as grandes boas ações a serem realizadas por aqueles menos favorecidos.
Então, Bandeirantes, desejo a vocês toda a felicidade neste Dia do Pensamento que está chegando, com todas nós contaminadas por pertencer a esta grande irmandade e unidas pela Promessa e pelo Código que fizemos pois todos os esforços e trabalho que vocês fazem para a Associação Mundial é de grande valor.
Ofereço minha admiração por tudo de bom que vocês já conseguiram e que meus melhores votos de um Feliz Dia do Pensamento estejam com todas vocês.
Olave, Lady Baden-Powell, Chefe Bandeirante Mundial.
COLETA DO FUNDO DO DIA DO PENSAMENTO.
O QUE ACONTECE COM O DINHEIRO DOADO NO DIA DO PENSAMENTO?
Ajuda a Associação Mundial a realizar o seu trabalho
Oferecendo treinamentos de liderançaEstimulando intercâmbios internacionaisAjudando projetos comunitáriosAjudando no desenvolvimento do Bandeirantismo em novos paísesProduzindo material de treinamentoEditando publicaçõescoordenando o trabalho das Regiões da Associação MundialDando apoio aos Quatro Centros MundiaisDando assistência especial para os países em dificuldadesTrabalhando com as Nações Unidas e seus órgãos especializadosCooperando com outras Organizações Não Governamentais Internacionais.
Por quê a ajuda da associação Mundial - a SUA ajuda - é tão importante nestes locais? Porque os anos de guerra resultaram em vidas perdidas, edifícios desmoronados e uma necessidade urgente de Organizações como a nossa para ajudar estas pessoas a reconstruírem suas vidas.
Semana Bandeirante.
É comemorada entre os dias 13 e 21 de agosto, no aniversário do Movimento Bandeirante. É uma oportunidade para comemorarmos o aniversário da Federação de Bandeirantes do Brasil convidando nossos amigos, apoiadores, pais, parceiros e a comunidade em geral.
Cada Região, Núcleo e Grupo, em todos os lugares onde o Bandeirantismo atua, Festejam nesta data realizando atividades junto à comunidade, criando uma oportunidade para uma grande confraternização, promoção e divulgação do Movimento Bandeirante e também para uma prestação de serviço.
Nesta data também é comemorado o Dia do Pensamento Nacional.
No dia 13 de agosto comemora-se o Aniversário da Federação de Bandeirantes do Brasil.
Em 2005 o tema é Educação pelo Esporte.
Federação de Bandeirantes do Brasil - Sede Nacional
A Federação de Bandeirantes do Brasil possui uma sede nacional no Rio de Janeiro e sedes estaduais em todo o país. Confira os endereços:
Federação de Bandeirantes do Brasil - Sede NacionalAv. Marechal Câmara, 186 - 5º andar20020-080 - Rio de Janeiro - RJTel.: 21 2240-9220 - Fax: 21 2532-3292E-mail: fbb@bandeirantes.org.br
Roraima
Tel/fax: (95) 623-4821
Endereço da Sede: Rua Ajuricaba, 1030 - Centro69301-070 - Boa Vista - RR
Endereço para Correspondência:Av. Glaucon de Paiva, 500 - Box 07Palácio Lafite Salomão69301-001 - Boa Vista - RRE-mail: fbbrr@tecnet.com.br
Pará
Tel: (91) 229-4790E-mail: fbbpa@bol.com.br
Endereço da Sede:Av. Senador Lemos, 421 - Umarizal66050-000 - BAlém – PA.
Ceará
Endereço da SedeAv. Universidade, 1870 - apto 204 - Ed. São Domingo - bl 0360020-180 - Fortaleza - CE
Contatos com:NelmaTel: (85) 234-6772E-mail spissirits@secrel.com.br
Pernambuco
Tel/Fax: (81) 3241-8989Endereço da Sede: Avenida Rosa e Silva 670/603Espinheiros Cep: 52020-220Recife - PEE-mail: fbbpe@uol.com.br
Sergipe
Tel: 79 241-6945 ou 214-3277Endereço da Sede: Rua Pacatuba, nº 254 - Ed. Paulo Figueiredo sl 1209 Centro49.010-900 - Aracajú - SE
E-mail para contatos:Francisco - ipiza@ig.com.br
Bahia
Tel: 71 247-6906Rua Recife, 142 Jardim BrasilCep: 40140-360Salvador - BAE-mail: fbbrba@terra.com.br
Rio de Janeiro
Tel/Fax: 21 2240-3671Avenida Marechal Câmara, 186/sobreloja Cep: 20020-080 Rio de Janeiro - RJ
Site da Região do Rio de JaneiroSite do Distrito Joana D'Arc
São Paulo.
Tel: 11 3865-2703Rua Ministro Sinésio da Rocha, 819 Sumarezinho Cep: 05030-000 São Paulo - SP E-mail Coordenação: coordenacao@bandeirantesp.org.brE-mail Diretoria: diretoria@bandeirantesp.org.brE-mail Loja: financeiro@bandeirantesp.org.brSite: http://bandeirantesp.org.br
Distrito Federal
Tel/Fax: 61 322-3312Endereço da Sede:EQS, 102/103 - Club Unid. Vizinhaça70330-000 - Brasília – DF
Mato Grosso do Sul
Endereço para Correspondência: Rua Botoquena 30/1101 Amambaí Cep: 79008-290 Campo Grande – MS
Paraná
Rio TibagiRua Assunção, 178 - Parque GuanabaraLondrina - PRTel/Fax: (43) 3325-6304
Vale do IvaíRua Guaporé, nº2404 - Centro87704-140 - Paranavaí – PR.
Santa Catarina
Tel: 48 9983-2611Endereço para Correspondência: R. Padre Réus, 33Bairro Ponta de Baixo88104-245 São José – SCFlorianópolis - SCE-mail: fbbsc_colegiado@yahoogrupos.com.br Site: www.aquitemband.cjb.net
Rio Grande do Sul
Tel/Fax: 51 3219-4242Endereço para Correspondência: Avenida Azenha, 1195/SL 201 Galeria Azenha Cep: 90160-002Porto Alegre - RSE-mail: bandeirantesrs@ig.com.brSite: http://www.bandeiranters.cjb.net
Uniformes
A fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCOTEIROS decorreu da convergência de esforços como anteriormente mencionado. Em 15 de agosto de 1914 realizou-se a Sessão Preparatória da Associação a ser criada em breve. A reunião contou com nomes de destaque da vida política e cultural de São Paulo, diretores de estabelecimentos de ensino como Colégio Mackensie, Colégio Anglo Americano, Escola Americana, Ginásio São Bento, Diretor da Faculdade de Medicina, Secretários de Justiça e de Segurança Pública do Estado. Alguns nomes merecem ser citado: - Dr. Mário Cardim, já mencionado anteriormente. Homem de ação tomou as providências necessárias para a efetivação da idéia de criar a ABE; convidou rapazes de 11 a 18 anos para imediato engajamento com o Escotismo e redigiu os Ante-Projetos de Estatuto e Regulamento da nova instituição, - Júlio de Mesquita, Diretor do "Estado de São Paulo", que deu apoio entusiasta à causa, - Dr. Ascanio Cerqueira que recebeu o material informativo enviado de Paris pela Senhora Jeronima Mesquita.
2º - Sra Jeronima Mesquita: - Residia em Paris e, por conta própria, mandou imprimir muitos milheiros de folhetos de propaganda com tradução do código e juramento (Lei e Promessa como denominados mais tarde) e, ainda, tradução de trabalhos de BP. remeteu-os para São Paulo ao Dr. Ascanio Cerqueira, a quem concitava para ali fundar uma associação de escoteiros na primeira Diretoria da ABE, o Dr. Ascanio Cerqueira foi um dos Vice Diretores e, Secretários, o Dr. Mário Cardim.
FUNDO JERÔNYMA MESQUITA.
O FUNDO JERONYMA MESQUITA tem a finalidade de auxiliar a participação de bandeirantes em atividades Internacionais.
O Fundo poderá ajudar a Bandeirantes que necessitam de auxílio do FUNDO, para participar de atividades Internacionais promovidas, preferencialmente, pela WAGGGS e Centros Mundiais.
O auxílio oferecido pelo FUNDO é de até 80% do valor correspondente à Cota de Inscrição e/ou despesa de transporte, conforme determinação da Comissão do FUNDO, e pode ser oferecido em forma de subvenção e/ou adiantamento com ressarcimento parcelado.
Documentos para Download:
Solicitação de Auxílio ao FundoProcedimentos do Fundo Regulamento do FundoFicha Pagamento Ressarcimento parcelado
Nenhum comentário:
Postar um comentário